LUA VERMELHA
Um colégio como tantos outros. Os problemas da juventude.
A paixão entre um rapaz e uma rapariga. Mas para além das aparências, um terrível segredo está prestes a ser revelado, pondo em causa este amor impossível. É que as diferenças que os separam podem vir a ser mais fortes do que tudo o que os une: ele é vampiro e está condenado a manter-se com a mesma idade para todo o sempre. Uma história de humanos e vampiros adolescentes, cheia de humanidade e muitas emoções fortes.
SINOPSE
Um colégio cravado no coração da Serra de Sintra. Uma instituição de renome, conhecida pela sua disciplina rigorosa, que forma rapazes e raparigas que estão em situação crítica ou que simplesmente são considerados diferentes (órfãos, problemáticos, sobredotados), e por isso não se enquadram no sistema escolar regular. É um colégio onde se vão viver todos os problemas e aventuras que marcam a transição para a idade adulta.
O colégio defende um ensino de excelência e promove a competição entre os alunos. Existe um quadro de honra, onde só os melhores figuram. A maior parte dos alunos ambiciona esta distinção. O regime semi-aberto permite que os alunos se concentrem nas actividades escolares durante a semana, indo a casa apenas aos fins-de-semana e nas férias. No entanto, os alunos com más notas, problemas de comportamento ou situações familiares mais complicadas podem ser forçados a ficar aos fins-de-semana no colégio. Estão sujeitos a um sistema de reclusão, que se assemelha muito a uma prisão sem grades, mas com uma densa floresta que cerca o colégio a servir de barreira para o exterior; uma floresta com uma história de acontecimentos misteriosos, que fazem parte da mitologia local, mas que ninguém conseguiu provar se são verídicos ou simplesmente parte do imaginário dos estudantes que durante gerações passaram pelo colégio.
A nossa história começa com a chegada de uma nova aluna, ISABEL, que depois da morte dos pais numa viagem de veleiro pelo mediterrâneo, é obrigada a ir para aquela instituição, em regime de internato, porque os seus tios maternos, únicos familiares vivos que lhe restam, não estão dispostos a ficar com ela, apesar de serem nomeados tutores e de lhe gerirem a fortuna deixada pelos pais até atingir a maioridade. ISABEL vai passar por momentos difíceis para se integrar na nova comunidade. O ambiente inóspito, de nevoeiro e chuva persistente, reflecte-se na atitude dos estudantes, moldou-lhes o carácter igualmente duro e desconfiado.
ISABEL vai acabar por ser acolhida por um pequeno grupo, também ele de outsiders, constituído por três irmãos: AFONSO, HENRIQUE e BEATRIZ, que se destacam de todos os outros alunos pelo seu modo de vestir e atitude. O seu visual não é visto com bons olhos pelos professores, nem pelos colegas, e o facto de serem excelentes alunos sem grande esforço, torna-os alvo da inveja dos outros.
BEATRIZ é a única que não vê com bons olhos a aproximação de ISABEL e que a encara como uma possível ameaça – isto porque BEATRIZ quer guardar a todo o custo um terrível segredo que une os três irmãos e que persegue a sua família há vários séculos, obrigando-os a mudar constantemente de lugar para que não seja descoberto. É que AFONSO, HENRIQUE e BEATRIZ pertencem a uma poderosa linhagem de vampiros. No entanto, têm conseguido levar uma vida calma e discreta graças à trégua que os Vampiros e os Humanos decidiram fazer vai para cem anos, pondo fim à contenda que os opôs durante séculos. Esse acordo, porém, é agora quebrado com a morte de dois vampiros por um grupo radical de humanos auto-denominado Luz Eterna e que decidiu reacender a chama da discórdia. Este acontecimento leva a que o conselho dos vampiros se reúna na cripta (o local secreto frequentado pelos vampiros) e decida que é necessário tomar medidas drásticas. E a guerra recomeça.
É neste contexto de conflito que AFONSO e ISABEL se vão apaixonar, um amor impossível, ao estilo de Romeu e Julieta, mas que, ao contrário deste, vai ter um final feliz. Porque o amor tudo redime.
VAMPIROS VS LUZ ETERNA
O verdadeiro objectivo do grupo Luz Eterna é puramente científico e comercial. A intenção não é erradicar os vampiros, mas descobrir a fórmula da eterna juventude. No entanto, para concretizá-lo alguns exemplares terão de ser sacrificados para estudo, o que provoca a reacção dos vampiros que começam a morder pessoas para engrossar as fileiras do seu exército.
Do lado dos vampiros temos – para além de AFONSO, HENRIQUE e BEATRIZ – MÁXIMO, o chefe supremo dos seres da noite; FRANCISCA, que finge ser mãe dos três irmãos; e DIANA, a namorada de MÁXIMO. Cabe a MÁXIMO, que tem séculos de experiência, organizar a luta dos vampiros.
O principal antagonista vai ser LÚCIO, o recém-eleito director do colégio, estudioso da história vampírica e o mais alto membro do grupo Luz Eterna. Será coadjuvado na sua missão por um estudante, HÉLIO, conhecido por “o vigilante”, que tem a seu cargo organizar a vida dos estudantes e reportar tudo o que vê e ouve à direcção do colégio, o que o torna temido por todos. A seu tempo, HÉLIO vai tentar recrutar vários colegas para a Luz Eterna. LÚCIO conta ainda com a ajuda de ABÍLIO, o segurança do colégio, odiado por todos os alunos e que os vigia constantemente. ABÍLIO não faz ideia que está a ser usado nesta guerra, mas acata, sem pensar duas vezes, as ordens de LÚCIO. Os membros da Luz Eterna protegem cuidadosamente a sua identidade, com medo dos vampiros, e ninguém sabe quem eles são.
Os vampiros contarão com o apoio de GUILHERME, o professor de História do colégio, que conhece o segredo deles há muitos anos e sempre os ajudou.
A luta entre vampiros e Luz Eterna irá crescer de intensidade e ISABEL ver-se-á no meio desta guerra, forçada a tomar partido por um dos lados. E, mais tarde, Isabel vai descobrir que a sua origem é mais enigmática do que ela alguma vez pensou e que até pode vir a desempenhar um papel muito importante na luta entre Vampiros e Luz Eterna.
O DESPORTO
A vida dos alunos no colégio raramente é afectada pelas guerras entre vampiros e humanos. O segredo da existência dos seres da noite mantém-se bem guardado e os estudantes têm preocupações muito mais mundanas.
No colégio existem duas equipas de desporto: uma de râguebi e uma de ginástica de trampolins (camas elásticas) que disputam entre si qual das duas traz mais medalhas e prémios para a instituição. A maior parte dos rapazes faz parte da equipa de râguebi, ao passo que as raparigas preferem a equipa de ginástica que, apesar de mista, quase não tem elementos masculinos. As provocações entre as duas equipas são constantes.
A professora de ginástica, SOFIA, e o treinador de râguebi SIMÃ